terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Carmen Miranda no Panteão da Lusofonia

José Jorge Peralta




1. Carmen Miranda foi, no Brasil, até hoje, a maior cantora de todos os tempos. Deixou uma longa série de obras-primas de nossa música popular que, até hoje, estão no ouvido, no coração e na boca do povo, tais como: Aquarela do Brasil; Balance; Tico Tico no Fubá; Adeus Batucada; Isto é lá com Santo Antônio; Chegou a Hora da Fogueira; Cachorro Vira lata; Camisa Listada, Na baixada do sapateiro; O que é que a Baiana tem; Voltei pro Morro; Mamãe eu quero; Tai; Tabuleiro da Baiana; Alô, Alô; etc.(veja Aquarela do Brasil no You Tube). Gravou 281 músicas.
Carmen Miranda ensinou os brasileiros a mostrar suas marcas de identidade. Formatou a brasilidade que levou pelo mundo a fora com aquele orgulho matreiro que o caracteriza, aquela alegria contagiante que faz inveja a todos. Ela criou a marca Brasil, mostrando ao mundo: uma marca de beleza, de alegria, d
e versatilidade e de descontração.
Carmen Miranda foi uma grande intérprete da alma brasileira, ao lado de Gilberto Freire e de outros.
Carmen Miranda foi a grande figura da alegria e da cordialidade brasileira. Ela é a Rainha do Brasil, no subconsciente do povo.
Mas, acima de tudo, foi uma grande artista e uma grande pessoa humana, muito
bonita e cativante.
O lado humano de Carmen Miranda é pouco estudado: Este lado manifesta-se em suas opções e em sua visão e extraordinária coragem e dedicação.

2. A produção de peças musicais de Carmen também foi fabulosa. De 1929 a 1939, Carmen Miranda gravou 281 músicas.
Segundo Ruy Castro, nenhuma cantora brasileira, até hoje, conseguiu alcançar essa marca ou chegar perto.
Carmen Miranda foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Ela ensinou ao mundo e irradiou, por toda a parte, uma alegria congênita, espontânea, sem retoques nem rebuços. Carmen Miranda é Cidadã do Mundo.

3. De um espírito alegre, brejeiro e cativante de alto poder comunicativo e de uma natural sedução, por sua voz, por sua simplicidade, e pela alma que extravasa no seu canto, Carmen Miranda deixou uma marca muito forte no povo Brasileiro e também no povo Português e extravasou essa força pelo mundo que a venera.
Depois de 53 (cincoenta e três) anos de sua morte, Carmen continua bem viva, na Memória do Povo.
Mais que uma grande pessoa, uma grande mulher, Carmen Miranda, hoje, é um mito imortal, com vida perene no subconsciente coletivo.

4. O Brasil prepara grandes eventos, durante 2009, para comemorar o 1º centenário do nascimento da cantora. Pelo mundo afora, e também em Portugal, as Instituições programam homenagens.
O Rio de Janeiro inaugurou ontem, dia 9/02/2009, uma estátua da artista, em tamanho natural, no MUSEU CARMEN MIRANDA.
A Portugal eu pergunto: Por que Carmen Miranda não ocupa ainda um espaço no Panteão Nacional, na Santa Engrácia, ao lado de nossa Rainha do Fado, Amália Rodrigues? Alguém quer pensar nisto? Este é um desafio.
Ela faz parte do Panteão da Lusofonia que está sendo organizado no websítio:
www.portaldalusofonia.com.br.

5. É bom notar que Carmen Miranda nasceu em Portugal, em Várzea da Ovelha, Conselho de Marco de Carnavezes, Distrito do Porto, em 9 de fevereiro de 1909.
Em 1910 veio para o Rio de Janeiro – Brasil.
Foi sempre uma cidadã portuguesa de alma e coração: uma amante leal e incondicional do Brasil, uma cidadã do mundo. Foi uma das maiores brasileiras de todos os tempos, de alma e coração. Enfim, uma alma lusófona de primeira linha, uma cidadã da Lusofonia.
Carmen Miranda vive no subconsciente das pessoas de todo o mundo, como a mais bela imagem do Brasil por sua obra integral: uma deslumbrante imagem da VIDA.

6. Carmen deveria ser uma das figuras paradigmáticas da cultura luso-brasileira a ser divulgada em todas as escolas, nos elementos mais humanos para incentivo à auto-estima da juventude e da lusofonia.
Carmen Miranda é um dos símbolos mais exuberantes da lusofonia.
Ao lado do PE. Antônio Vieira e de alguns outros, Carmen Miranda ajudou a consolidar, em alto nível, a grande aliança do Brasil com Portugal e com o mundo.

Nenhum comentário: