sexta-feira, 14 de novembro de 2008

REDE EUROBRÁS

REDE EUROBRÁS DA LUSOFONIA
A Lusofonia sem fronteiras

I
APRESENTAÇÃO


1. O Mundo da Lusofonia abrange um espaço muito mais amplo do que os oito países de Língua Oficial Portuguesa – os conhecidos PALOP, reunidos na CPLP.

Desde o século XVI, a Língua portuguesa está disseminada pelos quatro cantos do mundo.
Legalmente existem 08 (oito) países de Língua Oficial Portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé, Guiné Bissau e Timor Leste.

A Galiza, região autônoma da Espanha, reivindica o estatuto de Povo Lusófono.

Hoje, essa presença da língua portuguesa, pelo mundo afora é muito intensa. Será difícil encontrar um país de nosso globo em que não viva uma comunidade de falantes da Língua Portuguesa. De Norte a Sul e de Leste a Oeste, ouve-se e fala-se esta língua culta, bela, versátil e gentil e hospitaleira...

Somos mais de 250 milhões de lusófonos distribuídos pelos quatro cantos do mundo.

O Pacto Lusófono Mundial – PLM – é um movimento sócio-cultural e cívico que reúne e se dirige a pessoas do amplo universo lusófono, em sua dimensão universalista.

2. Para atender a essa realidade altamente complexa, criamos REDE EUROBRÁS DA LUSOFONIA, somando-se a muitas outras redes em operação, pelo mundo a fora.
Para gerenciar e alimentar esta REDE, queremos contar com todos quantos querem levantar bem alto a Bandeira da Lusofonia. Esta é a bandeira de solidariedade, da hospitalidade, da integração e da prosperidade...

Acreditamos na Bandeira:
“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”.(F. Pessoa)

3. A REDE EUROBRÁS segue os Princípios e Diretrizes do Pacto Lusófono Mundial, que você pode ler adiante.

Os websítios da REDE EUROBRÁS também chamada REDE DA LUSOFONIA procurará que o conteúdo apresentado seja agradável e atraente evitando criar confrontos inúteis ou estéreis. No entanto, nos parâmetros dos “Princípios e Diretrizes” do Pacto Lusófono, não deixará de se posicionar diante de atitudes falaciosas, no espaço que cultivamos e defendemos.

Pode abordar políticas, mas não questões partidárias.

A Rede Lusófona é um espaço para quem assume o pensar como direito e obrigação, e jamais renuncia a esse direito; também não se omite nesse dever.

Queremos fazer parceria com outras redes da Lusofonia. Queremos ajudar a difundir o trabalho e as idéias de quantos militam neste campo de comunicação nos espaços lusófonos, com competência, ajudando a consolidar a nossa Pátria Lusófona.

São Paulo, março de 2008
Jorge Peralta


II
INTERCÂMBIO DA LUSOFONIA


1. O Instituto Edubrás, organizou e gerencia a Rede EUROBRÁS DA LUSOFONIA – para intercâmbio de informações e intercomunicação. A supervisão da Rede é do INSTITUTO TROPICAL, em suas linhas de produção.

A Rede EUROBRÁS abre espaço para parcerias e intercâmbios, para que os interessados possam, nestes espaços, compartilhar seus conhecimentos e vivências do mundo ou apenas se informar.

A REDE quer ser um espaço aprazível de informação e entretenimento, inter-relacionamento, pensamento, reflexão e interação. É um espaço de debate e opinião. Segue a linha de pensamento do Movimento Pacto Lusófono Mundial – PLM e do Pacto Mundial / Macrópolis.

2. Todos os parceiros e colaboradores da Rede EUROBRÁS assumem o compromisso de pugnar pelas Normas e Diretrizes do Google e a Legislação pertinente. Assim não são permitidas agressões, injúrias ou divulgação de notícias depreciativas, injustas discriminações, nem fazer apologia da droga, da violência ou de qualquer atitude ofensiva à ética, ao bom nome das pessoas, e à liberdade dos povos.

3. De partida deixamos informado que os responsáveis pelos websítios da Rede EUROBRÁS e seus coligados não concordam necessariamente e nem respondem pelos trabalhos e informes divulgados nos websítios da sua administração ou coligação.
Os textos são de responsabilidade de seus signatários ou da instituição que os publicou. Cada um responde pelo que faz e faz jus aos próprios méritos.
Quem notar algo que merece reparo, por favor nos comunique para as devidas providências, pois erros ou imprecisões às vezes passam por mero descuido.

4. Para integrar a Rede EUROBRÁS da Lusofonia, cada um sabe que deve respeitar nela: as normas de ética e respeito mútuo, as boas maneiras e atender às normas legais e ás normas do Google ou outras...Para evitar constrangimentos desnecessários é preciso envidar esforços para que os websítios sejam sempre espaços agradáveis, que dêm entretenimento e que nos enriquecem, mesmo ao abordar assuntos eventualmente controversos.

5. Os websítios e blogues básicos que formam a Rede EUROBRÁS da Lusofonia são:
www.portaldalusofonia.com.br;
www.patrialusofona.com.br;
www.tribunatropical.blogspot.com;
www.vieira400anos.com.br;
www.bandeirantes-sp.com.br
www.portaldooeste.com.br;
www.portaldecotia.com.br;
www.alfa8omega.blogospot.com

Comunique-se
a) Registro como apoiador do PLM:
<
apoio-pactolusofonomundial@gmail.com>
b) Contato:



6. Os websítios da REDE EUROBRÁS estão abertos para fazer parcerias e intercâmbios com outros websítios ou eventuais blogues de objetivos idênticos, nos termos dos Princípios e Diretrizes do PACTO LUSÓFONO MUNDIAL, com as quais os parceiros e colaboradores concordam previamente.

7. Gostaríamos de fazer parceria com instituições interessadas de todos os países de Língua Portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Timor Leste), da Galiza, e de grupos organizados em todos os países do mundo onde quer que haja uma comunidade lusófona, incluindo escolas, espaços universitários, casas da comunidade, como Gabinetes Portugueses de Leitura, etc. No Brasil, gostaríamos de ter parceiros em todos os Estados da Federação.

8. As condições básicas são:
a – Concordar com os Princípios e Objetivos do PACTO LUSÓFONO MUNDIAL(PLM), fixados em sua Carta de Princípios e Diretrizes.

b- Ser estudioso, disposto a compartilhar saberes e experiências bem fundamentadas e adequadamente analisadas;

c- Atender às exigências da ética, boas maneiras e qualidade.

d- Questões circunstanciais de política partidária preferimos não abordar.

e- Atender às exigências éticas e legais do Google e outras pertinentes..

9. Contrapartida

O websítio dos parceiros e colaboradores, conveniados serão divulgados, como LINK, em nosso websítio, a partir da etiqueta do menu: Websítios Parceiros.

Como contrapartida também o nosso websítio é divulgado, como LINK,
no websítio dos parceiros.

III
CAMPO DE ATUAÇÃO DE NOSSOS WEBSÍTIOS:

1) É um espaço ideal para divulgar o PACTO LUSÓFONO MUNDIAL – PLM e suas idéias e ações.

2) É um blogue de troca de idéias e experiências dos membros e conselheiros do Instituto Tropical do Pensamento Contemporâneo - ITC e do PACTO LUSÓFONO MUNDIAL, para a discussão de projetos ou ante-projetos da Instituição.

3) É um painel para divulgar eventos, no âmbito da lusofonia.


2. PORTAL DA LUSOFONIA
www.portaldalusofonia.com.br

1) É um espaço para a comunicação de eventos da Língua Portuguesa e sobre a Cultura Lusófona, em qualquer parte do mundo.

2) É um espaço para disponibilizar estudos de valor permanente e informações sobre a cultura e história dos povos e comunidades lusófonas e outras correlatas.

3) É um espaço de difusão do modo de ser no mundo e de pensar dos povos lusófonos e de estudo e divulgação da arte e cultura de raiz e também de cultura erudita.

4) Abordará roteiros turístico-culturais do Espaço Lusófono.

1) É um espaço aberto a assuntos de interesse da lusofonia e dos lusófonos, no âmbito da cultura, da educação, da arte, da história, das comunicações, do turismo e do entretenimento. Podem ser comentadas questões da vida urbana, do povo, da vida rural, da música popular e erudita, questões linguísticas, resenha de livros e assemelhados. Questões políticas somente na perspectiva cultural. Podem ser discutidos roteiros turísticos no espaço lusófono.

2) Os lusófonos pelo mundo espalhados podem também comentar aqui suas experiências em terra estranha e seus espantos, entusiasmos, perplexidades e sua visão do mundo.

3) Como em todos os blogues, o leitor pode comentar os textos aqui publicados. Consideramos que publicar textos num blogue supõe estar aberto a comentários sérios e responsáveis, compartilhando idéias e sentimentos em perspectiva construtiva.

4) Os textos ou comentários somente serão publicados se atenderem às normas de ética, responsabilidade e boas maneiras estabelecidas, como norma, pelo Google e às normas legais vigentes.

Deverão ainda atender aos Princípios e Diretrizes que regem o PACTO LUSÓFONO MUNDIAL.


4. PÁTRIA LUSÓFONA
www.patrialusofona.com.br

1) É um espaço para a publicação de textos, de valor permanente, referentes à Lusofonia: estudos, palestras, textos de autores clássicos, que estejam em domínio público ou textos devidamente autorizados, poemas, etc.

2) Espera-se que seja um espaço de acesso permanente para fruidores e para pesquisadores. Espera-se disponibilizar subsídios para trabalhos e pesquisas universitárias ou de colegiais; ou de professores e profissionais liberais.

3) Divulgar estudos sobre gente que fez e que faz: Galeria Pessoas Célebres da Lusofonia, na cultura, na literatura, nas artes, na política, etc. Destacar o Panteão da Lusofonia destacando os patronos da lusofonia.

4) Podem ser tratados assuntos de gastronomia típica, etc.

5) Este espaço é complementar ao websítio Portal da Lusofonia.


5. P. ANTÔNIO VIEIRA
www.vieira400anos.com.br


É um espaço específico para divulgação de estudos sobre o P. Antônio Vieira, sua obra, seu pensamento e sua atuação sócio-cultural. Tem como base o 4º Centenário de Vieira. Divulga também obras sobre o P. Antônio Vieira.


6. PORTAL DE COTIA
www.portaldecotia.com.br

É um espaço dedicado à cidade e à história de Cotia. Sua gente, sua geografia, sua cultura e ecologia, suas indústrias. Consideramos Cotia um espaço de Bandeirantes rumo ao Oeste e de Tropeiros rumo ao Sul.


7. PORTAL DO OESTE [em breve]
www.portaldooeste.com.br

O Portal do Oeste é um espaço destinado a abordar o potencial turístico, cultural e ecológico e industrial do Oeste de São Paulo, até 80 Km de raio, a partir do centro da cidade de São Paulo. Colabora na preparação de obra para fazer as indústrias e as empresas mais produtivas através da competência, da versatilidade e da solidariedade.

O bandeirantes-sp estuda e divulga a história, os feitos e as controversas sobre os Bandeirantes e sua efetiva contribuição ao desenvolvimento e fixação de muitas cidades. Dos Bandeirantes chegaram, até nós, algumas marcas éticas de que ainda hoje nos honramos.
Os Bandeirantes têm lugar de destaque entre os nossos monumentais Pais da Pátria.

É um blogue que propõe e discute idéias controvertidas, na intenção de criar um espaço de estudo e busca do saber e da sabedoria; da consciência do homem e do mundo. Propõe uma cosmovisão dinâmica, articulada com princípios universais.
Uma das idéias-força é o Pacto Mundial, que leva à Macrópolis.


IV
APOIADORES E PARCEIROS DO PACTO LUSÓFONO MUNDIAL - PLM


1) O Pacto Lusófono Mundial – é um movimento Cívico-cultural. Os interessados poderão aderir ao PACTO LUSÓFONO MUNDIAL, registrando-se como apoiadores do movimento. Este registro subentende a adesão dos apoiadores aos Princípios e Finalidade do Pacto.


2) Após a aprovação de seu nome como apoiador e/ou colaborador do PACTO LUSÓFONO MUNDIAL, você pode publicar seus comentários ou opiniões no blogue:
www.tribunatropical.blogspot.com e também comentar as matérias aí publicadas. Isto na condição de estarem no espírito dos Princípios e Diretrizes do PACTO LUSÓFONO MUNDIAL - PLM e de atenderem aos princípios da ética, boas maneiras e qualidade, a critério da comissão editorial do blogue e atender aos pressupostos éticos e legais do Google e outros preceitos legais pertinentes. Matérias em desacordo com tais Princípios poderão ser rejeitadas ou retiradas do blogue, por respeito aos demais apoiadores. Isto não significa evitar controvérsias sérias e bem fundamentadas. Aqui também é espaço de diálogo. As linhas básicas e norteadoras do PLM podem ser consultadas no trabalho: “Novos Rumos” (alfa8omega.blogspot.com)

3) Matérias de cunho político partidário, de publicidade política ou de consumismo, de homossexualidade ou congêneres, de propaganda de droga, contrabando, de racismo, de terrorismo, de discriminação de qualquer natureza, que ofenderem a ética e as pessoas, ou levem a atitudes anti-sociais, serão vetados, por não ser espaço adequado a tais discussões, sem entrar no mérito. Apoiador ou parceiro que infrinja as normas legais, de ética ou de boas maneiras poderá perder a sua inscrição no blogue, sem apelação.

4) Declare seu apoio ao PACTO LUSÓFONO MUNDIAL enviando um e-mail para apoio-pactolusofono@gmail.com.

Informe: nome, RG, e-mail, cidade, estado e país e título acadêmico mais alto e área de atuação.





Nenhum comentário: