sábado, 13 de dezembro de 2008

INSTITUTO TROPICAL
DO PENSAMENTO
CONTEMPORÂNEO - ITC

I
CARTA DE PRINCÍPIOS E DIRETRIZES


.....1.....O ITC é uma Instituição que acredita que as grandes idéias movem o mundo. Acredita que as melhores idéias às vezes vêm de onde menos se espera. Acredita que o Espírito sopra onde quer, sem nos consultar.

....2......É um espaço que alia, num mesmo contexto, o saber e o fazer, o pensar e o agir. Quer pugnar por um “saber de experiências feitas”.

.....3......É um espaço que quer ver e apreciar os fatos e as idéias que lhes estão subjacentes, buscando as causas e os efeitos, os contextos e as conseqüências, levando a decisões articuladas, numa realidade complexa...

.....4......O ITC é uma Instituição que quer dar as mãos a todos quantos, pelo mundo afora, acreditam no potencial do ser humano e acreditam que este é infinitamente maior que as crises que cercam nossa sociedade, e sempre cercaram.

.....5......Assume perspectivas espiritualistas numa visão holística.

.....6......É um espaço para pensar e propor alternativas viáveis a algumas estruturas mentais que perturbam e precarizam a nossa civilização que vai ficando enferma em muitas dimensões.

.....7......Agindo proativamente, quer contribuir para a superação de certas atitudes uniformizantes e deletérias que estão levando a sociedade a um caos sem retorno, numa letargia que tudo quer nivelar num único refrão e no mesmo diapasão. Estes, sob a tutela dos gurus marketeiros, vão criando um mundo de comodistas acomodados, às vezes fúteis, simplistas e inúteis, colocando em xeque a auto-realização, o bem-estar social, a identidade, e a liberdade de opção; vão criando uma sociedade artificial, pasteurizada, anestesiada, consumista e inconsciente.

.....8......O ITC quer ajudar a superar a referida letargia contagiante, para ajudar a criar um mundo de pessoas livres, conscientes, competentes, participantes e responsáveis.

.....9......O ITC quer abrir caminhos e atalhos, pontes e vias expressas para aproximar as pessoas que querem, cada uma a seu modo, ajudar efetivamente a construir um mundo com pessoas mais conscientes, mais justo, com mais bem-estar e prosperidade para todos. Um país onde não se dá peixe, mas se ensina a pescar para que todos sejam responsáveis. Um país com igualdade de oportunidades sem discriminação.

II

PLATAFORMA SÓCIO-CULTURAL
DO ITC


1. OBJETIVOS-MEIO DO ITC


.....1.1 - O ITC propõe-se abrir espaço para pessoas conscientes compartilharem idéias no sentido de repensar e debater os rumos dos povos lusófonos, como uma unidade solidária, e o rumo dos demais povos, numa “Praça Universal”. onde todos se relacionam, numa presença real ou virtual, em torno do bem-comum.

.....1.2 - Propõe-se desenvolver a cultura da paz, da fraternidade e da prosperidade solidária, em termos sócio-culturais, visando a qualidade de vida e o bem-estar dos povos.

.....1.3 - Propõe-se discutir idéias básicas de bem-estar que superem objetivos do consumismo desenfreado o qual visa o lucro a qualquer preço ainda que leve prejuízo às pessoas e ao meio ambiente; faz as pessoas vítimas da própria ignorância e desinformação.

.....1.4 - Propõe-se a cooperar para superar os vícios de uma civilização tecnocrata e economicista que entronizou o lucro e o ter como o valor máximo das pessoas, produzindo pessoas desajustadas e anti-sociais, envoltas numa ilusão coletiva inconsciente, inconsistente, às vezes inconsequente e insustentável. Ao lado dos fantásticos mercados do consumo, quer levantar templos do saber, numa visão articulada e integradora, que leve a coordenadas superiores ao mero conhecimento fragmentário, sem articulação.

.....1.5 – Propõe-se, acima de tudo, pugnar pelo respeito efetivo, à consciência, à dignidade e à responsabilidade humana das pessoas.

.....1.6 – Promoverá com destaque aos povos lusófonos, com suas especificidades inovadoras e sua dimensão congênita do sagrado integrado na vida, com um grande diferencial, uma força de que carece a atualidade.

.....1.7 - Na medida do possível promoverá o intercâmbio de estudantes e intelectuais entre os povos, com destaque para os povos lusófonos, difundindo nosso patrimônio cultural e suas raízes e fortalecendo os laços entre as comunidades lusófonas e entre todos os povos.

.....1.8 - Propõe-se a abrir caminhos e atalhos, pontes e vias expressas entre as pessoas e os povos, através dos meios de comunicação disponíveis para difundir a cultura da paz, da prosperidade solidária e do respeito mútuo.

.....1.9 - Criar uma Revista Virtual e em brochura.

.....1.10 - Publicar obras sobre os assuntos em pauta do ITC e sobre outros assuntos pertinentes.

.....1.11 – Difundir a obra e os pensamentos dos Patronos do ITC.

.....Para isso evitará imiscuir-se em questões de política partidária, agindo suprapartidariamente, consciente de que é o mérito da pessoa que deve ser avaliado; e na certeza de que podemos encontrar pessoas sábias, em todas as organizações políticas, sociais ou religiosas e em todos os ramos do conhecimento, convivendo com pessoas néscias e oportunistas.

.....Devemos tomar consciência de que as religiões são muitas mas a ciência é uma só. Nela nos unimos.

.....Cada um deve saber que os problemas do nosso mundo são muitos, mas que serão reduzidos à medida que as pessoas conscientes fizerem a sua parte, com dedicação, competência e generosidade.Precisamos saber olhar positivamente, numa perspectiva holística.

.....Acreditamos com Tagore, que “é melhor ascender uma vela do que reclamar da escuridão”. É preciso superar o vício da omissão.

2. PRINCÍPIOS NORTEADORES

.....2.1 O ITC alicerça suas propostas:

.....a) no humanismo integral, multidimensional e universalista: pugna por valores essenciais à pessoa humana, pelos quais pugnam as pessoas conscientes, independente de povo, raça, cultura, religião ou condição social; evita o humanismo barato, simplista e vazio veiculado por gaviões travestidos de passarinhos. O ITC quer evitar falação panfletária que está por toda a parte, jogando para a platéia; quer ação, consciente de que saber é fazer sem esperar acontecer.
.....b) no respeito à dignidade da pessoa humana;
.....c) no sentido da justiça, valorizando a pessoa por seus méritos;
.....d) no buscar a prosperidade solidária e da cultura;
.....e) na promoção, desenvolvimento e educação das pessoas;
.....f) na ciência e no conhecimento a serviço da experiência, da consciência e do bem-comum;
.....g) no esforço de dar a todos igualdade de oportunidades, para que cada um possa desenvolver os seus talentos, potencialidades e até a sua religiosidade pessoal e a dimensão sacral ao lado do profano;
.....h) na intenção de dar condições para que cada um consiga a auto-realização como pessoa e como cidadão;

.....i) nos valores da cultura regional e nacional, promovendo o cultivo e a defesa da identidade nacional, dando destaque às manifestações da cultura popular de raiz.
.....j) na promoção do respeito aos direitos e aos méritos de cada um, sem parasitas e sem oportunistas, sem oprimidos e sem opressores e sem corruptos nem corruptores;
.....k) na cooperação para que todos aprendam a ser pessoas livres, conscientes, responsáveis, capazes de construir o próprio bem e o bem-comum, dentro dos valores superiores da vida.
.....l) na sua Declaração de Princípios.

.....2.2 O ITC está consciente de que a teoria só tem valor se tiver compromisso com a prática efetiva; sabe que há sempre risco nos conceitos e práticas de igualdade, liberdade, fraternidade e justiça; que podem ser esmagados pela arrogância, pela mediocridade e pela tirania.
Nossos conceitos devem ser ancorados na multidimensionalidade da pessoa humana, sabendo que são sujeitos de direito e respeito todos os cidadãos do presente, do passado e do futuro, o que proibe a arbitrariedade.

3. PARÂMETROS DE ATUAÇÃO

.....3.1 - O ITC pauta sua atuação na luta permanente e sem tréguas por uma educação séria, consciente e competente para todos, baseado em princípios, voltada para a formação de cidadãos competentes, conscientes e responsáveis, capazes de cooperar na construção de uma sociedade mais justa, mais próspera e mais solidária, com mais qualidade de vida e bem-estar. Daí virá o desenvolvimento sério, responsável e sustentável, competente e respeitável.

.....3.2 - O ITC assume um posicionamento construtivo, positivo, proativo e otimista da vida e do mundo. Rejeita o ceticismo deletério que não leva a nada: só leva ao nada, com uma máscara falida de pseudo-sabedoria. Rejeita também o otimismo vazio que não vê os problemas a serem sanados.

.....3.3 - O ITC elege como parâmetros os seguintes documentos da UNESCO/ONU:
.....a) As Propostas da Educação para o Século XXI – Paris, 1998;
.....b) A Declaração Universal dos Direitos Humanos; (Proclamada em Paris – Assembléia Geral da ONU – 10/12/1948);
.....c) Declaração de Princípios sobre a Tolerância (16/11/1995);
.....d) Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, (Proclamado em 16/12/1966 – Assembléia Geral da ONU);
.....e) Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural adotada em 02/11/2002;
.....f) Declaração do Milênio das Nações Unidas – (Assembléia Geral da ONU - 08/09/2000)

.....3.4 - Valores em destaque:

.....a) o desenvolvimento sustentável,
.....b) a cultura e preservação do meio ambiente,
.....c) a justiça, tolerância e igualdade de oportunidades,
.....d) a prosperidade solidária,
.....e) a cultura da paz e harmonia entre as pessoas e os povos, etc.

.....3.5 - O ITC reafirma seu compromisso de lutar pela solidariedade e união de todos os lusófonos do mundo, nessa grande pátria lusófona sem fronteiras e de todas as nações, por uma humanidade mais digna, competente e responsável

4. ESPAÇOS DE INTERAÇÃO PARA COMPARTILHAR AÇÕES

.....No blogue:

.....www.tribunatropical.blogspot.com, espaço para publicação de estudos e comentários sobre assuntos da atualidade em linha de vanguarda e divulgação de obras e eventos, disponibilizamos a seção: Praça Universal, onde todos terão voz e liberdade, com respeito e dignidade, responsabilidade e competência. As melhores intervenções serão publicadas, posteriormente no web-sitio:

.....www.portaldalusofonia.com.br
.....Todas as intervenções deverão atender às normas oficiais e legais e às normas do Google que regem o uso desse espaço de comunicação.

.....www.patrialusofona.com.br
.....Um websítio especializado em textos-documentos e textos literários sobre a língua portuguesa. Informações sobre os países de língua oficial portuguesa e sobre grupos de falantes da língua portuguesa em qualquer parte do mundo. Procuramos ater-nos a questões permanentes. Questões circunstancias irão para outro websítio.

5. FINALIDADES ESSENCIAIS DO ITC:

..........- a auto-consciência humana e consciência do outro;
..........- o espírito de cidadania responsável e consciente;
..........- o respeito à dignidade humana, amor ao próximo e auto-estima;
..........- o respeito à diversidade e diferença natural entre as pessoas;
..........- a educação de qualidade que forme o homem integral, consciente e competente;
..........- ao princípio de solidariedade e busca da prosperidade e do bem-estar pessoal e social;
..........- o desenvolvimento dos talentos e potencialidades de cada um;
..........- a busca do desenvolvimento sustentável e com qualidade de vida na comunidade;
..........- a justiça e a liberdade responsável como base de paz e da cooperação mútua;
..........- a cultura e preservação do meio ambiente, na terra, na água e no ar, como garantia da vida atual e das futuras gerações;
..........- a cultura da história e das personalidades paradigmáticas de nossa cultura;
..........- cultivar nossa cultura erudita e popular e nossa identidade nacional lusófona e plural.

.....
Em síntese: o ITC propõe-se cooperar com todas as pessoas e Instituições que têm por meta ajudar a construir pontes, ruas, avenidas e atalhos por onde passarão os construtores de um mundo mais próspero, mais solidário, com mais justiça e paz e bem-estar.

III

GRANDES MESTRES E PATRONOS DO ITC


.....O ITC elege como patronos, 10 (dez) personalidades de destaque, mestres do mundo lusófono, 10 (dez) mestres do mundo não lusófono e dez (10) mestres do mundo antigo que pugnaram e dedicaram suas vidas aos princípios que nos regem.
.....Nesta perspectiva, no mundo lusófono elegemos alguns Arautos e Mestres de Grandes Ideais, como Patronos do Instituto Tropical.
.....Selecionamos como nossos patronos, grandes mestres de todos os tempos que se distinguiram pelo amor à sua terra, ao seu povo e à humanidade; culturas da paz, da harmonia, da ciência, pessoas que participaram do desenvolvimento e da prosperidade e do bem-estar de seu povo, cultivando valores perenes da humanidade.

5.1 Mestres do Mundo Lusófonos
.....Antônio Vieira
.....Luis de Camões
.....Rui Barbosa
.....Gilberto Freire
.....Damião de Góis
.....José Bonifácio de Andrade
.....Fernando Pessoa
.....Agostinho da Silva
.....Huberto Rohden
.....Dom Pedro II

5.2 Mestres do Mundo não-lusófonos
.....Teilhard de Chardin
.....Francisco de Assis
.....Jacques de Mollais
.....Gustavo Yung
.....Blaise Pascal
.....Albert Einstein
.....Miguel Unamuno
.....Jacques Maritain
.....Josémaria Escrivá
.....Tomás Morus
.....Mahatma Gandi

5.3 Mestres do Mundo Antigo
.....Sócrates
.....O Cristo
.....Paulo de Tarso
.....Agostinho de Hipona
.....Moisés
.....Sidarta Gautama
.....Maomé Ibn Hashim
.....Confúcio
.....Laotsé


IV
BIBLIOGRAFIA ESPECIAL

A - Leituras Sugeridas

Autores de textos paradigmáticos: Jaime Cortesão, Teixeira de Pascoais, Norberto Keppe, Fritjof Kapra, Josemaria Escriva, Karl Popper, Edgar Morin, Jacques Delors, João da Cruz, Leonardo Coimbra, Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Stephen Covey, etc.

B - Obras Paradigmáticas

CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação, São Paulo, Cultix, 1999.
MORIN, eDGAR. Introdução ao Pensamento Complexo. Lisboa, Inst. Piaget, 5 ed. 2008.
YÜN, Hsing. Budismo - Significados Profundos. Trad. Luciana F. Piva. São Paulo, Ed. Cultura, 2003.
HOFFMAN, Edward - org. A Sabedoria de Carl Yung. São Paulo: Palas Athena, 2005.

[ em construção ]

V

ATIVIDADES PRIORITÁRIAS

..... - Fazer manifestações de apoio ou apreço, proposição ou crítica em relação a questões atuais em nível nacional e internacionais, no âmbito de nossa especialidade humanista.
.....- Enviar mensagens ao Poder Legislativo, ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo, manifestando posicionamento em relação as matérias em pauta. As mensagens sempre terão como base um estudo sólido.
.....- Aliar-se às Instituições que defendem princípios idênticos.
.....- Promover ações do voluntariado, em benefício dos excluídos, rumo à integração social.
.....- Promover e lutar por uma educação séria, integradora e consistente, levando à formação de pessoas conscientes e responsáveis.
....- Difundir os quatro pilares básicos da educação e os quatro complementares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. E ainda: aprender a querer, aprender a decidir, aprender a articular, e aprender a compartilhar.

....- Insistir nas quatro chaves da convivência: por favor, obrigado, com licença, desculpe.

.....PAUTA
.....Anualmente o ITC deverá elaborar a PAUTA das atividades prioritárias do ano. No entanto tal Pauta pode ser alterada sempre que houver outro tema em evidência.

[Em construção]

VI

PAUTA DO INSTITUTO TROPICAL 2008/2009

Comunique-se: tribunadosaber@gmail.com

.....1- 4º Centenário do P. Antônio Vieira (2008 – 2009)

.....2- 4º Centenário de Fernão Dias Pais – Bandeirante (2008 – 2009)

.....Tema:

..... 2.1 ANTÔNIO VIEIRA HOJE E NA HISTÓRIA
.....Publicação de trabalho no web sítio www.vieira400anos.com.br

.....2.2 Programa "Vieira Séc XXI" dando sequência aos projetos do 4º Centenário.

.....2.3 OS BANDEIRANTES E A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
.....Publicação de trabalhos no web-sítio: www.portaldalusofonia.com.br

.....2.4 ARQUIVO E MUSEU DOS BANDEIRANTES
.....Publicação de trabalhos no web-sítio:
.....http://www.bandeirantes.sp.com.br/
.....Debates no blogue:
.....www.tribunatropical.blogspot.com

.....2.5 CONGRESSO VIRTUAL BANDEIRANTES – HERÓIS NACIONAIS, POR QUE NÃO?
.....Início dos trabalhos [a partir de agosto de 2009 – aguardamos adesões]
....

.....3- 1º Centenário de Carmen Miranda – 2009 [Em preparação. Aguardamos adesões].

.....4- 20º Centenário de Paulo de Tarso [Em preparação. Aguardamos adesões].

.....5- Língua Portuguesa no Mundo e Pátria Lusófona: web-sítio:
.....www.patrialusofona.com.br [Em preparação. Aguardamos adesões].

.....6- Cooperar para a consolidação da Pátria Lusófona.

VII

ATIVIDADES PERMANENTES

(a definir em documento próprio e complementar)


VIII

CARÁTER PROVISÓRIO DESTE TEXTO

.....A Relação dos chamados arautos (pensadores paradigmáticos) é apresentada aqui em caráter de sugestão de saída. A relação está ainda em discussão, podendo ser alterada, reduzida, aumentada, substituída ou excluída. Da mesma forma também os “Princípios e Diretrizes do ITC” estão em discussão, aguardando sugestões.
.....Na relação acima selecionamos pessoas que contribuíram decisivamente para propor outro modo de ver e viver no mundo. Pessoas, que cada um a seu modo, mudaram os rumos da história e das mentes, com propostas de novos paradigmas.
.....Muitas outras pessoas poderiam ter entrado nesta lista. Finalmente precisamos decidir, pois sabemos que cada um dos autores remete a outros que aí ficam implícitos. Talvez a lista ainda precise ser reduzida ou alterada.
.....Aguardamos sugestões e críticas que antecipadamente agradecemos.

.....Os textos e intervenções serão publicados inicialmente no Blogue:
www.tribunatropical.blogspot.com

.....Fale conosco:
tribunadosaber@gmail.com

.....Nota: Sugira outros temas e justifique-os. Agradecemos.


[Texto em aberto. Aguardando sugestões ]

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